O que são agroecoculturas?

vamos contar uma nova história...

As agroecoculturas são uma resposta aos desafios que estamos enfrentando, religando às raízes do nosso passado com o presente e o futuro.

A agricultura é o eixo central na historia da evolução humana, que progrediu com a arte do cultivo da terra. Na visão ecossistêmica entendemos que todos os organismos do planeta estão interconectados e que não somos separados da natureza.

Talvez a historia da separação e a exploração desenfreada dos recursos naturais pode ser considerada como processo de emancipação na nossa fase de adolescência, mas está na hora de mudar o mapa mental da escassez e competição pela sobrevivência num planeta tão abundante e generoso.

A agroecologia provoca mudanças profundas com a percepção de que todo está relacionado e se constrói na prática de novas relações entre as pessoas, que compartilham a comida e cultivam a colaboração, solidariedade e compaixão com todos os seres e se sentem parte de um universo em constante evolução.

Assim entendemos que estamos na transição para uma nova civilização das agroecoculturas, que tem que ser entendido no plural, expressando a sua diversidade nas suas formas de vida e adaptações aos agroecossistemas. Nas últimas décadas surgiram ao redor do mundo milhares de novas comunidades no campo e nas cidades, chamadas de neo rurais e eco aldeias, que buscam formas de viver sustentáveis, unindo  os princípios da agroecologia com a permacultura.

Seus fundamentos e inspirações encontram-se nas antigas culturas mantidas vivas pelos povos ancestrais, chamados de originais ou tradicionais, que vivem em simbiose com seu habitat, e desenvolveram durante séculos as suas formas de cultivar os agroecossistemas dos seus territórios, mantendo e aumentando sua resiliência, preservando seus conhecimentos de cultivos e culinários para as próximas gerações.

Chegou a hora de construir uma nova história, a história das comunidades que vivem e experimentam novas formas de educação e de economia, com união e amor, refletindo interconexões entre todas as expressões da vida, comprovadas pela ciência. É a nova historia de um mundo, do qual sabemos no fundo do coração que é possível.

O que experimentamos como grandes crises da civilização moderna são espasmos do nascer desse novo mundo no qual realizamos nosso verdadeiro potencial. Vamos cultivar essa história de um mundo pleno, de paz e harmonia!

Uma semente

….pode se transformar numa planta, que nos nutre e garante a nossa saúde. Para isso precisa do solo, e assim é a terra, que nos alimenta. É a magia da vida, e a evidência que estamos conectados com a natureza e interagindo de forma criativa.

Share This