Termina o 1º AgroecoWeb – Congresso Internacional Online de Agroecologia

O Instituto Agriverdes realizou o 1º AgroecoWeb – Congresso Internacional Online de Agroecologia. Durante sete dias, do 27 de junho até o 03 de julho, foram emitidos quatro a cinco palestras cada dia e um módulo de um curso básico em Agroecologia de forma gratuita.

A realização de eventos online é uma nova possibilidade de socializar os conhecimentos de especialistas sobre um tema específico e hoje estão disponíveis novas ferramentas acessíveis que facilitam a divulgação e a transmissão, como programas e plataformas de transmissão online.

Quem dispõem de um acesso de internet, seja pelo computador ou o smartphone, pode participar agora de congressos online como o recentemente realizado 1º Congresso de agrofloresta do futuro e agora o 1° Agroecoweb.

Também são realizados cursos online sobre diferentes temas e as maiores universidades oferecem palestras, seminários e cursos, que permitem a formação a distancia sem precisar sair de casa e a um custo bem mais baixo do que seria com um deslocamento e hospedagem em outra cidade muitas vezes até de graça.

Claro, não é nada comparado com o contato pessoal em sala de aula, uma visita ao campo ou à participação em um congresso junto com centenas de outras pessoas.

Mas precisamos avaliar como podemos aproveitar as novas possibilidades de programas online para dar acesso a um maior número de pessoas à discussão sobre o futuro da agricultura, se não fazemos parte de um clube de privilegiados que conseguiram entrar em circuitos exclusivos por onde circulam as informações.

No congresso de agrofloresta do futuro foram aproximadamente 7.000 inscritos e o 1° Agroecoweb – congresso de agroecologia passou de 12.000 pessoas interessadas em participar. Isso mostra que existe um enorme potencial para ampliar as redes e criar um maior movimento para a transição agroecológica.

O 1° Agroecoweb trouxe 17 palestrantes brasileiros, e 6 especialistas internacionais, 7 relatos de experiências  e 7 aulas de um curso básico de agroecologia, ministrado por Milton Padovan. Quem não conseguiu assistir a todas as palestras e quiser ter acesso permanente, inclusive a um curso de agroecologia além de vários extras, pode adquirir o acesso premio na Agroecoweb.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar a plataforma agroecoculturas, na qual disponibilizamos um blog e um boletim informativo e logo vamos publicar entrevistas e organizar eventos e cursos online. Participe e se inscreva aqui, em breve informaremos mais. 

 

0 comentários

Deixe uma resposta

Share This