Uma horta de 2000m² fez parte da Exposição Internacional de Jardinagem (IGA), que está aberta ao público de maio a outubro deste ano em Berlim-Marzahn. Nessa horta se encontraram, proporcionalmente representados, os cultivos que alimentam a população mundial. Tinha pratos como bife com patata ou hamburger, com indicação quanto espaço ocupam os ingredientes dessas comidas. E tinha uma programação semanal, com palestras, oficinas e debates, aulas para escolas e outras atividades mais.

A ideia

O cálculo é que somos no momento um pouco mais de 7 bilhões de habitantes na Terra. Temos 1,4 bilhões de hectares de terra cultivável à disposição para as atividades agrícolas, e 3,3 bilhões de hectares de pastos e gramados. Isso faz por pessoa 2000 m² de roça ou horta, e 4500 m² de pastos.

Nesses 2000 m² tem que crescer tudo que é necessário para a alimentação: trigo, arroz, batatas, verduras, frutas, óleos de cozinha, açúcar, também alimentos usados nas rações para animais que não vem dos pastos, o algodão para nossas roupas, tabaco para fumar, o biocombústivel para o carro ou também o biogás para eletricidade e calefação.

E aí, voce já pensou na sua parte nesses 2000 m² do campo mundial?

2000 m² são 40 vezes 50 metros, seriam, por exemplo, um terço de um campo de fútbol ou um estacionamento para 200 carros.

Três quartos de todas as familias campesinas na África, Ásia e América Latina tem somente 10.000 m², que é um hectare, para produzir e alimentar muitas vezes mais de cinco pessoas. As 450 milhões de propriedades da agricultura familiar manejam menos que 15% das terras cultiváveis, apesar de alimentarem a maioria da população e fornecem cerca de 70% dos alimentos, que são produzidos em nível global.

Quem vive dos seus 2000 m²?

O “Weltacker” mostra, que o campo é cheio de vida, quando o solo está vivo. Bilhões de microorganismos, fungos, algas, minhocas e insetos alimentam toupeiras, passaros e ratos, enquanto as flores atraem abelhas e borboletas. No total podem ser 20 trilhões de seres, que pesam cerca de duas toneladas. Onde existe essa biomassa, o solo está vivo. Um projeto do “slow food” também dividia o espaço, mostrando para alunos de nível fundamental como cuidar do solo. Durante nossa visita, fizeram uma videoconferência com alunos na Etiópia, que também estava na sua horta e conseguiram trocar ideias e experiências.

O que cresce em 2000 m²?

É inacreditável o que cresce nesse espaço. Abacates, tomates, couves, trigos ou batatas, muito mais do que voce pode comer num ano. Claro que são diferentes conforme as condições climáticas e o cultivo. Uma produção alta pode ser forçada com o uso de muita energia, fertilizantes, agrotóxicos e irrigação. Não ajuda ao meio ambiente quando cresce muito de uma mesma espécie num espaço menor possível.

Na metade do Weltacker crescem somente quatro cultivos: trigo, milho, arroz e soja. Trigo é a cultura, que ocupa mais espaço, são 70 m². Fora a área do arroz, somente uma pequena parte é usada diretamente como alimento. A maior parte é destinada para a criação de animais, ou é transformada em gasolina, energia ou materia prima para a indústria. Frutas e verduras crescem em menos de 5% cada dos 2000 m². Uma camisa ocupa 5 m² para produzir o algodão, e o Weltacker mostra também as plantas alternativas, como linho.

A partir desses calcúlos, o Weltacker convida para umas reflexões. Quanto precisamos? O que temos? Os alimentos não são distribuidos igualmente para todos, em quanto quase um bilhão passa fome, dois bilhões estão com sobrepeso ou obesos, o outro lado da má alimentação.

Calcula-se que 1,3 bilhões de toneladas, ou 32% de todos os alimentos são desperdiçados, no campo, depois da colheita, no beneficiamento, no transporte, nos supermercados, nas panaderias, nos restaurantes e nas casas. Os alimentos são tão baratos, que não são mais valorizados. Tudo tem que estar fresco e padronizado, e os containers se enchem de comida, que ainda poderia ser consumida.

Outro problema é o consumo de carne, só de porcos são 1,5 bilhões, que são sacrificados no mundo todo. Em 2000 m² cresce apenas suficiente para criar dois porcos até o peso de 115 kg, que receberam cinco vezes antibióticos durante este período. Por causa das rações para animais e do biodiesel, a Europa não tem suficiente terra para garantir seu consumo. Desta forma, 35 milhões de hectares são utilizados em outros países, se importam 700 m² por pessoa, ocupando e tomando as terras dos povos nativos.

Como continua?

A IGA está fechando em outubro e não se sabe ainda, se o Weltacker pode continuar no local. Para o próximo ano se planeja criar parcelas em toda a cidade, dividindo o campo de 2000 m², para chamar atenção com a realização de oficinas e debates. Pretende-se desenvolver mais a rede internacional, criando outros “campos do mundo” e trocando histórias com agricultores, que cultivam no seu hectare o que precisa para alimentar sua família.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato, para conscientizar cada vez mais sobre o uso e abuso das terras, que temos disponíveis, e repensar o nosso consumo.

Página do projeto (ingles)

Share This