Alimentação sustentável

saúde, saberes e sabores

 

As culturas culinárias regionais ou territoriais foram muito estavéis durante séculos e resistentes à mudanças, e ainda são. Especialmente no campo, onde os cultivos locais definem o que vai para o prato no dia-a-dia. Mas em muitas localidades ficou dificil encontrar produtos locais e nos mercadinhos as pratileiras estão cheias de alimentos industrializados e preparos artificiais, comida rápida ou instantanea. A comida se globalizou com a dieta norteamericana de hamburguesas, patatas e refrigerantes. O consumo crescente de proteinas animais e açucar provoca uma pandemia global de obesidade e diferentes doenças crónicas correlacionadas. Estamos diante do dilema de não saber mais o que comer e corremos o risco que as grandes cadenas de supermercados e fornecedores definem cada vez mais as ofertas de alimentos. Por isso éimportante procurar alimentos verdadeiramente nutritivos, regionais e frescos, ou os produtos que sejam menos processados e com poucos ingredientes. Nada melhor do que uma comida caseira, preparada a partir de alimentos frescos.

Fotos: Angela Küster, Jaime Ferré Martí

Guia Alimentar para a População Brasileira

O Ministério de Saúde lançou em 2014 o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação relata quais cuidados e caminhos tomar para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Os cinco princípios, que o guia trabalha são:

  • Alimentação é mais que ingestão de nutrientes
  • Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo
  • Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares
  • Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares

Confira o guia aqui

Sementes para comer

As sementes são uma fonte importante para a saúde, e mais ainda quando são germinados, que são alimentos vivos, aumentando ainda mais o valor nutritivo.

Quase todas as sementes, grãos, leguminosas e oleaginosas podem ser germinados e o processo é bastante simples. Em poucos dias nascem os brotos e pode colocar em vitaminas, saladas ou comer junto no seu pão ou adicionar a qualquer prato.

  • Somente precisa de um pote de vidro, no qual coloca algumas colheres de sementes da sua preferência. 
  • Cobre com água durante a noite, tampado com algúm pano, assim que passa ar.
  • No outro dia lave bem as sementes, depois vire o pote tampado, de cabeça pra baixo, para escorrer toda a água. 
  • Deixe o pote inclinado, escorrendo, e cubra novamente com um pano. Repita durante 2 a 4 dias o processo, dependendo das sementes, até germinar. 

 

Os venenos brancos da indústria alimentar

Para estender a validade dos alimentos a indústria adiciona sal, açúcar e uma série de aditivos naturais e químicos como conservantes. Açúcar, sal e farinha refinados são considerados “veneno branco” com pouco valor nutricional e prejudicais para a saúde, provocando diabetes, hipertensão arterial e inclusive câncer.

O sal de mesa refinado é cloreto de sódio, porque a indústria tira todos os minerais essenciais do sal natural do mar e das montanhas. O sal do mar contém 84 elementos da composição do sangue humano, quase idêntico. O que era considerado como ouro puro foi convertido em veneno, ainda adicionando iodo e flúor, que podem ser tóxicos.

venenos-para-a-saude-500x260

A lista nas embalagens ficou grande com todas as substâncias que tem que ser declaradas, e precisa de especialistas para ajudar a acertar na alimentação. Existem muitas informações contrárias e a propaganda massiva da indústria não facilita na hora de optar por um produto ou outro.

Em geral vale que comida saudável não vem numa caixa e que a melhor opção é consumir alimentos mais naturais e menos processados possível, evitando sal, açúcar, farinha branca e gorduras.

Outro alimento branco que deve ser evitado é o leite de vaca. Apesar de ser considerado um alimento saudável e necessário para o crescimento de crianças ou o fornecimento de cálcio várias pesquisas apontam que o leite e seus produtos como queijo e manteiga podem provocar uma série de doenças.

Salud, saberes y sabores

Recuperando o conhecimento culinário tradicional das mulheres da América Latina e do Caribe para o manejo e enriquecimento da biodiversidade alimentar, essa publicação da FAO traz receitas de varios países latinoamericanos, inclusive do Brasil.

Já assinou a lista das agroecoculturas?

 

Deixe seu email e receba noticias e novidades!

 

Deu certo, agora é só aguardar!

Share This