Conheça a equipe das agroecoculturas

Angela Küster

Angela Küster

Cientista política

Doutora em ciencias política pela Universidade de Berlim, Alemanha, tem doutorado em desenvolvimento local e territorial pela Universidade de Valencia, Espanha.

Foi coordenadora de projetos para o desenvolvimento sustentável no Norte e Nordeste do Brasil e se especializou em agroecologia e soberania alimentar, visando a transição para sistemas agroalimentares sustentáveis e justos.

Jaime Ferré Martí

Jaime Ferré Martí

Engenheiro agrônomo

Doutor pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, em Recursos e Tecnologias Agrícolas, e mestre em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal do Ceará.  Foi coordenador do Núcleo de Agricultura Urbana da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Consultor da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará. 

Foi coordenador técnico do Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado (AFAM), financiado pela União Europeia e a Fundação Konrad Adenauer Fortaleza. Em 2008 foi presidente do I Congresso Cearense de Agroecologia e em 2011 do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia em Fortaleza.

Pollyanna Quemel

Pollyanna Quemel

Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceara, com pós-graduação em Educação Ambiental e MBA em Elaboração de Projetos e Mobilização de Recursos. Graduanda em Gestão de Cooperativas

Atuante na área de Assistência Técnica e Extensão Rural agroecológica a agricultores/as para a produção de agroecossistemas sustentáveis. Consultora em Agricultura Urbana e Periurbana, consultora tecnológica com foco em legislações e procedimentos de certificação de produtos orgânicos. Concludente do curso Agroecologia, Resiliência e Soberania Alimentar pela Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia – SOCLA e Rede Iberoamericana de Agroecologia para o Desenvolvimento de Sistemas Agrícolas Resilientes às Mudanças Climáticas – REDAGRES, no Peru.  Ministrante de palestras, cursos e oficinas na área agroecológica e orgânica.

Narciso Ferreira Mota

Narciso Ferreira Mota

Engenheiro agrônomo

é Mestre em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (solos e nutrição de plantas).

Atualmente está no doutorado em desenvolvimento e meio ambiente, com o tema: Geoecologia das paisagens e agrofloresta: modelo para um desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino, e é auxiliar agropecuário da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de agroecologia, com ênfase em microbiologia do solo.

Coulbert Fagnoli

Coulbert Fagnoli

Engenheiro agrônomo

formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.  Ajudou na construção da rede de grupos de Agroecologia REGA-ENGA, do I Congresso Cearense de Agroecologia – CCA e do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA realizados em Fortaleza – CE. Integrou por cinco anos, em estudos e ações, o Programa Residência Agrária – PRA nos espaços de reforma agraria do estado do CE, e executou trabalhos de educação ambiental e horticultura urbana em escolas publicas. Tem experiência na execução de projetos de extensão rural, educação ambiental e de desenvolvimento local e oferece assistência técnica voltada a pequenos e médios agricultores.

Nashira Remigio Mota

Nashira Remigio Mota

Sociologa

é Mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável – MAFDS – pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Especialista em Agroecologia e Meio Ambiente pela Faculdade Internacional do Delta e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Desde 2004, realiza palestras, cursos e oficinas; elabora material didático e cartilhas;

participa da proposição de políticas públicas e colabora com diferentes ONGs na execução de projetos nas áreas de cultivo agroecológico, segurança alimentar, desenvolvimento local, certificação orgânica, sistemas agroflorestais, agroecologia urbana e hortas comunitárias.

Share This