Práticas agroecológicas

Plante essas idéias!
Praticas agroecológicas

Manejo do solo

Permacultura

Agrofloresta ou sistemas agroflorestais

Hortas

Práticas agroecológicas

A construção do conhecimento agroecológico se realiza a partir da junção da teoria com a prática, e nesse processo surgiram tecnologias adaptadas aos agroecossistemas específicos e às realidades da agricultura familiar. As práticas são experimentadas e passadas pelos agentes multiplicadores, muitas vezes por agricultores e agricultoras chamadas de “experimentadores”.

Apresentamos aqui algumas práticas que seguem os princípios da agroecologia e otimizam a produtividade a longo prazo, preservando a biodiversidade, com uso de insumos locais. O ideal é construir agroecossistemas nas propriedades familiares, que garantem a autonomia e autossuficiência com a independência de insumos externos, diminuindo os custos de produção com a integração de diferentes sistemas produtivos.

Princípios do manejo ecológico

Conservação do solo

O solo é um organismo vivo e precisa ser preservado e equilibrado para garantir a nutrição adequada dos cultivos.

Agrobiodiversidade

Preservar e aumentar a diversidade dos cultivos é essencial para manter o equilíbrio natural entre os sistemas produtivos e prevenir o aumento de certas espécies de insetos consideradas como “pragas” ou doenças, que atacam as plantações, além de que é básico para a saúde do solo e das plantas.

Sementes nativas

são as mais adaptadas ao clima e as características do agroecossistema, de forma que é importante guardar sementes de uma safra de plantas selecionadas.

Preservação da água

O cuidado com nascentes, rios e açudes, com o reflorestamento das matas ciliares, é essencial para poder produzir de forma sustentável.

Defensivos naturais e biofertilizantes

Podem ser utilizados para reequilibrar os sistemas produtivos de forma natural, com um custo reduzido, utilizando plantas e substancias disponíveis.

 

Grafico: Fernando Lima
Grafica: Fernando Lima
Fonte: Agroecologia - Plante essa idea, KAS 2007 (Desenho: Fernando Lima)

O ciclo da vida

Cuidar do solo significa cuidar da vida e do planeta TERRA. Todos os organismos vivos – inclusive os humanos – são feitos literalmente de terra, tendo o carbono como elemento básico, e água. Da terra tudo vem e à ela volta.

Carbono, água, nitrogênio e minerais circulam e interagem na biosfera, formando complexos ecossistemas, que se desenvolveram entre solo, plantas, micróbios, água, ar e minerais. Na visão ecológica a interdependência e a interação entre os organismos vivos – animais e plantas com água e terra – é evidente.

A agricultura é uma interferência, que pode ser realizada de forma simbiótica com uma co- evolução entre a comunidade agrícola e o agroecossistema, ou pode ser uma agressão parasitaria, que destrói os sistemas naturais, sociais e humanos.

A ciência mostra o que os povos ancestrais viviam na prática, que a vida é uma rede dinâmica de processos interconectados reciprocamente. Formamos parte do metabolismo do organismo vivo planetário.

Desenho Fernando Lima
Desenho: Fernando Lima, de Agroecologia - Cuidando do Solo, 2009
Desenho: Fernando Lima, de Agroecologia - Cuidando do Solo, 2009
Fundação Konrad Adenauer 2007
Fundação Konrad Adenauer 2008
Fundação Konrad Adenauer 2008
Fundação Konrad Adenauer 2009

Já assinou a lista das agroecoculturas?

 

Deixe seu email e receba noticias e novidades!

 

Deu certo, agora é só aguardar!

Share This